Vinte e um municípios de todas as regiões do Estado receberão espaços, que funcionarão em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás

 

Para fortalecer a proteção social em todos os municípios de Goiás, o Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), inaugurou o primeiro Polo de Capacitação para gestores e profissionais da assistência social.

 

A unidade,  em Rio Verde, a 230 quilômetros de Goiânia, oferecerá cursos de capacitação ligados à assistência social e intermediará a destinação de benefícios sociais a famílias em vulnerabilidade social da região.

 

A inauguração vem após a aproximação do Governo com os municípios com a realização de videoconferências semanais com todas as primeiras-damas e secretarias municipais de assistência social do Estado e da criação da Gerência Social, na OVG, com o intuito de atender os anseios da população que mais precisa, especialmente durante a pandemia da Covid-19. 

 

A inauguração do Polo de Capacitação em Rio Verde foi comandada pela presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado, e contou com a presença da diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, do presidente da Assembleia Legislativa (Alego), Lissauer Vieira, do prefeito e primeira-dama de Rio Verde, Paulo e Lillian do Vale, do deputado estadual Chico KGL, da coordenadora regional de Educação do município, Karen Proto, e, de forma virtual, de primeiras-damas e gestores sociais de todo o Estado.

 

De acordo com Gracinha Caiado, a caminhada até a inauguração do primeiro Polo de Capacitação durou cerca de um ano e meio e contou com a participação de representantes de todos os 246 municípios goianos. “Esse é um novo momento de trabalho do Governo e também da OVG. Vir até Rio Verde hoje e realizar essa inauguração é motivo de grande alegria para todos nós”, destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS. 

 

Gracinha Caiado acrescentou que há mais de um ano vem de reunindo com as primeiras-damas e com as secretarias de assistência social dos municípios para que o Governo de Goiás pudesse chegar a esse resultado, “que é o de levar assistência de qualidade a todas as famílias vulneráveis do nosso Estado”. “E digo mais: até o final de junho serão 21 polos em atividade para atender a demanda social de todos os cantos de Goiás, reforçando a presença social da OVG e oferecendo capacitação técnica de qualidade aos profissionais que assistem essas famílias”, asseverou.

 

Além de Rio Verde, as cidades de Alto Paraíso, Anápolis, Catalão, Formosa, Goianésia, Goiânia, Inhumas, Iporá, Itaberaí, Itajá, Jataí, Jussara, Luziânia, Morrinhos, Mozarlândia, Pires do Rio, Porangatu, Posse, São Luís de Montes Belos e Uruaçu também contarão com Polos de Capacitação do Governo do Estado. “Tudo isso é fruto de muito trabalho e dedicação para que cheguemos cada vez mais longe e possamos ajudar cada vez mais pessoas que se encontram em vulnerabilidade social”, pontuou a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado. 

 

Segundo Adryanna, com esses pólos, além da capacitação, também levam conteúdos de qualidade ministrados pelos “melhores professores do Brasil” no ramo da assistência social. “Nosso objetivo não é apenas usar a teoria, mas colocar em prática o maior programa assistencial que Goiás já viu”, complementou.

 

Presente na solenidade de inauguração da unidade, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, lembrou da importância do trabalho realizado pelo Governo do Estado por meio da OVG e disse que essa redução na distância entre as necessidades do povo e a ação do poder público é um dos grandes diferenciais da atual gestão. “Eu costumo dizer que o coração da gestão está na assistência social. É justamente essa assistência social que tem o papel fundamental de socorrer aquelas pessoas que passam por necessidade.” 

 

O prefeito pontua que muitas pessoas deixaram de ter renda na pandemia e até mesmo comida na mesa. “Mas com uma assistência bem feita e bem planejada, como as que estamos vendo hoje, essas situações são vencidas. Isso é um verdadeiro desenvolvimento humano que o governador Ronaldo Caiado, ao lado de Gracinha, tem feito pelo povo goiano”, enfatiza Paulo do Vale.

 

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira, esse é um marco para a região. “Saber que a minha cidade, Rio Verde, é a primeira a receber o Polo de Capacitação é motivo de orgulho. Mas orgulho maior é saber que a assistência social tem sido levada a sério em Goiás e que, a cada dia, tem sido valorizada ainda mais”.

 

O também deputado estadual do município, Chico KGL, lembrou que ajudar os necessitados é um trabalho nobre e que tem feito a diferença por onde ele passa. “É isso que queremos sempre ver: um governador que se importa com o povo, que leva dignidade e que faz muito por todas as regiões. Já sentimos essa diferença com o governador Caiado e com a presença constante de dona Gracinha conosco. E vemos mais ainda nessa inauguração que agregará muito à cidade de Rio Verde e região”, diz o deputado.

 

Polos de Capacitação

 

Goiás contará com 21 Polos de Capacitação espalhados por todas as regiões do Estado. Cada polo atenderá o município onde está instalado e aos municípios próximos, levando capacitação aos gestores e profissionais da assistência social e fazendo o intermédio na solicitação e distribuição de donativos do Governo de Goiás por meio da OVG.

 

A abertura dos polos representa um novo momento de trabalho da Gerência Social da OVG, em que a presença da organização nos municípios e o apoio técnico a todas as secretarias municipais de assistência social são fortalecidos.

 

Gerência Social

 

A Gerência Social da OVG, criada nesta gestão, trabalha para integrar os municípios goianos e capacitar primeiras-damas, gestores e trabalhadores sociais. A equipe atua em conjunto com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) do Governo de Goiás e tem como foco principal a promoção de debates sociais, capacitações e estudos. A iniciativa agrega parcerias e cria processos de avaliação e supervisão, e colaboram assim com o aperfeiçoamento da política social em Goiás, com vista a melhorar o atendimento à população.

 

A gerência conta com supervisores, que são professores especialistas, de forma on-line, para trabalhar os temas de proteção social, cadastro único e vigilância social. Com a implantação de polos fixos de capacitação, a Gerência Social abrange todos os 246 municípios goianos. 

 

Desde março do ano passado, quando a gerência foi instituída, 71 encontros foram realizados, além de quatro cursos, cinco minicursos e 40 oficinas ministradas e 22 capacitações. Ao todo, mais de mil pessoas foram capacitadas nesse período (1.073 pessoas), entre primeiras-damas, secretários e técnicos, com 4.264 certificados. 

 

Entre as publicações organizadas pela organização estão o Caderno Inicial - Trajetória da Assistência Social no Brasil, Caderno I - Trabalhadores do SUAS, Caderno II - Usuários do SUAS,Caderno de Minicursos, Caderno Especial - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Boletim Social, que são Informes semanais, distribuídos pelo WhatsApp e divulgados no Instagram e Facebook, com informações sobre a área social em Goiás (já foram 42 publicações).

 

Com a criação dos 21 Polos de Capacitação, mais 30 oficinas serão disponibilizadas a partir de julho: dois cursos sobre trabalhadores e usuários da Assistência Social e mentorias semanais para cada município. Nesses encontros, os professores fazem reuniões com as equipes técnicas, avaliam problemas reais e constroem as soluções possíveis. O objetivo é qualificar o trabalho social para que a população vulnerável tenha o melhor atendimento possível na rede assistencial de Goiás.

 

Foto: Aline Cabral e Ruber Couto