Realizados na Associação Atlética Comigo, os Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) na modalidade Futebol, sediado pela Universidade de Rio Verde – UniRV, seguiram um rigoroso protocolo de segurança em relação ao novo Coronavírus. A competição iniciada na segunda-feira, 17 de maio, e encerrada na tarde desta sexta-feira, 21, reuniu atletas dos Estados do Pará, Ceará, São Paulo e Bahia, além dos representantes da UniRV e Universo de Goiânia. Ao todo seis instituições de ensino superior participam da competição.

O Reitor, professor Me. Alberto Barella Netto, juntamente com os representantes da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU); e Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU) recebeu o governador Ronaldo Caiado, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Viera, e várias outras autoridades do cenário político e esportivo, durante a cerimônia de encerramento e premiação das equipes melhores colocadas.

Otimista com a escolha da UniRV e de Rio Verde para sediar os JUBS, Ronaldo Caiado, afirmou que dará todo apoio à competição: "Eu recebi a informação de que o reitor da UniRV disse que faz questão de receber esse evento junto com o prefeito Paulo do Vale, e é compromisso do Governo e está aí a palavra de um Governo que cumpre, nós estaremos presentes sim" afirmou. "E que possamos fazer um evento que seja referência nacional, uma olimpíada que seja invejável pelas demais" completou Caiado.

O evento marcou a retomada das competições acadêmicas nacionais, que tiveram as atividades suspensas devido à pandemia da Covid-19. “Nós estamos encerrando hoje os jogos Universitários Brasileiros uma belíssima competição e o esporte é isso, ele integra todo mundo". Estamos vivendo um momento muito difícil da pandemia, mas todo regramento sanitário foi obedecido, trouxe segurança para todos os atletas e todos que participaram do evento, foi uma grande honra para a cidade receber um evento desta importância e a retomada com segurança do calendário esportivo”, destacou o prefeito Paulo do Vale.

Funcionando como uma seletiva para o Pan-americano, que será realizado em Mérida, no México, de 1º a 12 de outubro, o JUBs Futebol foi organizado seguindo um rígido protocolo de segurança sanitária. Para entrar em campo, todos os atletas passaram por testes para detecção do novo coronavírus. As partidas foram sem a presença do público, e puderam ser acompanhadas ao vivo pelas redes sociais CDBU. Outro cuidado para evitar a Covid-19 foi a adoção obrigatória do uso de álcool 70%, máscara e aferição de temperatura antes das partidas. Além disso, os atletas foram hospedados em quartos individuais.

Durante a cerimônia, o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, ressaltou a importância dos apoiadores do evento, especialmente para a segurança sanitária. “Os Jogos Universitários Brasileiro, JUBs Futebol foram um sucesso devido à parceria da CBDU, com a UniRV, o Governo de Goiás e a Prefeitura de Rio Verde onde esses entes, em conjunto, desenvolveram o evento dentro de todos protocolos de segurança sanitários exigidos. A UniRV está de parabéns pela organização e pela recepção”, disse Maluf.

Nos confrontos finais teve dobradinha da Universo, entraram em campo pela final feminina as atletas da Universo – FGDU/GO e da UniFTC – FUBE/BA, levando a melhor a equipe goiana. Já no masculino, o último jogo do dia, e da competição, a final foi entre Universo – FGDU/GO e UNIP – FUPE/SP. A Universo, de Goiânia, recebeu das mãos do Reitor, o troféu de campeão, quebrando um tabu de seis anos consecutivos com a premiação de vice. “Hoje encerramos o JUB’s Futebol e para nós como Universidade foi gratificante sediar essa etapa, sem dúvida um preparatório para o JUB’s 2022, seremos modelo em protocolo esportivo para todo estado, e encerramos essa etapa convictos que estamos prontos para receber a edição do ano que vem. Nosso muito obrigado a CBDU e a FGDU pela oportunidade de dar o ponta pé inicial na retomada do esporte universitário. Parabéns a todos pela participação é que venha o JUBs 2022,” agradeceu Barella.