Em contrapartida, o presidente eleito afirmou a Lira que a eleição para a Presidência da Câmara é questão interna do Congresso e não vai interferir

“Foi super positiva a conversa" entre o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), relatou à CNN Brasil o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). 

Segundo o parlamentar, Lira se colocou à disposição para ajudar na governabilidade do novo governo. “Ambos demonstraram espírito colaborativo. Presidente Lula disse que quer enfrentar a fome, reconstruir o Brasil, voltar o país à normalidade. Lira se colocou à disposição para ajudar a governabilidade do governo Lula”.

O presidente da Câmara ainda teria declarado apoio à aprovação da PEC da Transição, que visa abrir espaço extra no Orçamento da União de 2023 para bancar o pagamento do Auxílio Brasil - ou Bolsa Família - de R$ 600.  “Ele falou que acha legítima a PEC da Transição porque todos os candidatos defenderam Auxílio Brasil de R$ 600 na campanha. Falou que tem preferência pela PEC”.

Em contrapartida, Lula disse a Lira que não pretende interferir na eleição para presidente da Câmara. O atual presidente planeja tentar a reeleição.  “Não se aprofundou sobre sucessão na Mesa. Lula disse que questão da mesa é interna da casa".